Quando um grupo se inicia, existem várias palavras que não se expressam, que ficam guardadas, escondidas, disfarçadas.
À medida que as pessoas vão e vêm entre si, os mistérios vão se abrindo, as flores vão desabrochando, o conhecimento acontece, os laços se estabelecem. Sobra, porém, algo a descobrir. Existe sempre um mistério por se revelar.
Quando um grupo se inicia, todos chegam trazendo o que é seu. Desconfiados, apreesivos, alegres, interessados, observadores, distraídos, esperançosos, temerosos, tímidos, expansivos, silenciosos, resistentes, els vêm se ap´roximando em busca de algo, cada um com seu jeito, sua forma, seu temperamento, sua história de vida, seu desejo, seu destino.
Mãos soltas e olhares inquietos, começam a ver outros seres, outros olhos, e ao se darem as mãos somam afetos, alegrias, preocupações, carinhos e medos.
Um grupo se forma quando todos encontram nele seu lugar, lugar flexível, garantido a cada um sua importância, seu significado. Eu, você, o outro - nós.
A temática Grupo se entrelaça com a Identidade, a Integração e a Comunicação, pois o grupo se constitui em espaço de aprendizagem e de convivência social e num referencial de identidade. É no grupo que o adoslescente reconhece o igual e o diferente, as limitações e as possibilidades, as simpatias e as antipatias, os afetos e os desafetos, tendo de aprender a lidar com essas questões, suportando frustações, compartilahdo sentimentos, comunicando-se.
Pertencer a um grupo e sentir-se valorizado por seus pares facilita o relacionamento consigo mesmo, fortalece a auto-estima e prepara o indivíduo para a convivência em diferentes contextos.
texto do livro: Aprendendo a Ser e a Conviver de Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro
Espero mesmo que tudo dê certo e qua a gente volte a ser unido (;
ResponderExcluirSaudades do Projovem Adolescente em São Vicente Férrer. Pernambuco.
ResponderExcluir